Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pega na mentira

Enfarada de tentar convencer Bebel a comer uma comida não muito gostosa apelei para o terrorismo:
- Sabe o vovô Roberto? Não comeu e ficou careca. (ele rapou a cabeça recentemente)
Minha chapeuzinho vermelho arregalou o olho e falou:
- Então nós temos que levar uma cesta com frutas e doces para ele.
Pensou um pouquinho e deu o golpe de misericórdia na mentira:
- O vovô Gui não comeu também?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Instante

Eu corro,metódica, com olhos no futuro: para fortalecer membros inferiores, melhorar o condicionamento cardiovascular, para terminar a prova, para ter o barato das endorfinas blá blá blá. O objetivo não tem a ver com o momento.


Bebel e João correm porque é bom correr. Correm de corpo inteiro, jogando pernas e braços com um prazer de dar gosto. Correm porque, como disse a poeta, o instante existe e a vida está completa.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Médica anã

Tropiquei de novo na perigosa atividade de step. Gelo, antiinflamatório, dor e molho. Qdo me viu, manquitola e bolsa de gelo na mão, Bebel falou: "machucou de novo? Temos que passar um remedinho e um curativo" e foi procurar o band-aid da hellho-kitty, santo remédio para mazelas do corpo e da alma de uma menininha de 3 anos.

Expliquei que para o caso, seria melhor uma faixa e uma pomadinha, Emocionou-me o zelo dela em passar o creme no meu tornozelo inchado. Fingi não sentir dor excruciante quando ela apertava os pontos mais doloridos. Enfaixei e fui correr atrás de crianças, meu prazer/dever nessa vida. Quando me viu mancando e pulando de um pé só para alcançar João que pulava no sofá, ela disse: "Pode ficar paradinha.  Você não pode andar nem pular"

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Férias de mãe

Bebel e João passaram a semana em casa de vovó, noutra cidade. Deve ter sido bom pois Bebel não pediu para me ligar dia nenhum e sempre estava ocupada para falar comigo ao telefone. A avó falou maravilhas dos netos, o que é sempre envaidecedor.

Fato é que fiquei sozinha, sozinha, sozinha em casa por 4 dias. Tinha esquecido o quanto é bom, ótimo, maravilhoso seguir o próprio ritmo. Dormir, acordar, comer, conversar, ler, escrever, sair, namorar ao meu tempo, leve, como leve pluma.

As crianças chegaram hoje e parecm maiores, mais falantes, movimentos e raciocínio mais coordenados. Muito bom abraça-los, sentir-lhes o cheirinho, beijar, ter perto. Mas confesso que vou sentir falta dessa semana de folga de mãe.

Ser mãe é bom e não ter que cuidar de filho é bom também.

PS. Bebel observou um machucadinho que o sapato fez no meu calcanhar e falou: "Tem um dodói na palmilha do seu pé."

sábado, 15 de janeiro de 2011

Conversa com menina de 3 anos

" Eu não cóbo nesse sapato"

No Museu de História Natural, impressionada com a estrutura para segurar os ossos dos pés das réplicas de esqueleto de dinossauro, Bebel perguntou: "Mamãe, por que os dinossauros estão de sapato alto?"

-"Mamãe, eu sou a mamãe e você é o carro. Vamos brincar assim?",
-"Só se vc me der um abraço"
-"Mas carro não tem braço, tem porta"

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pérolas de Bebel e uma sobre o João

"O bico caiu no chão. A chupadeira está limpa?"

"Esse frango tem caroço"

De repente o João sumiu da vista, dentro de casa. Acho que toda mãe já passou pelos instantes de horror de procurar o filho e não achar. Já meio em pânico, fui ao banheiro e estava ele sentado no peniquinho da Bebel, concentradíssimo, de fralda. O primeiro passo ele aprendeu.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Body art

Bebel e João adoram brincar de tinta. Acredito que todas as crianças saudáveis gostem. Eu adoro.

O básico é não estressar com a bagunça inevitável, especialmente se dentro de um apartamento. Admito que fico apreensiva pelas paredes, cortinas e sofá, mas a vida é curta, a arte longa e a ocasião fugidia.


Espalho os potinhos com guache sobre uma cartolina , participo de longe,  tiro fotos corujamente e acho lindo.

O mais interessante é o movimento deles de pintar o próprio corpo. Tanto Bebel quanto João. Começam seguindo as instruções maternas de se aterem à cartolina, mas se distraem e pintam as mãos, os pés, a barriga, o corpo inteiro, numa concentração de quem faz coisa muito importante.

domingo, 2 de janeiro de 2011

sábado, 1 de janeiro de 2011

Dialeto III

Bebel: "deixa que eu sóbo na escada sozinha."

João: "Gooool" para todos os fogos de artifício da virada.
         "Eu eu eu eu eu", quando vê alguma coisa interessante e quer pegar.