Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A mãe desnecessária


Gosto de histórias tipo as dos irmãos Grimm, que não tem preocupação de amenizar sofrimentos pois a vida tem disso mesmo. A de ontem era sobre a mãe passarinho que foi presa pelo malvadão e não conseguia voltar para cuidar dos seus dois filhos passarinhos. Antes que a mãe conseguisse fugir e o policial prender o bandido, contava sobre as dificuldades dos filhotes sem a mãe. Bebel me interrompeu:
- Não tem problema, uai. Um filho cuida do outro.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Presente de 5 anos


Comprei um celular para Bebel como recompensa por ela ser tão bacana. Teve a ver com segurança, com delegar responsabilidade e porque bater papo no telefone é bom demais. Na entrega do aparelhinho cor de rosa, os olhos dela brilharam. Ligamos uma para a outra e dei uma aula sobre uso, abuso e custo da coisa toda.

Conversei na escola  e Bebel foi autorizada a levar o celular para lá desde que não o tire da mochila durante horário de aula. A minha  surpresa e felicidade foi receber a ligação dela 5 minutos depois do fim da aula. Melhor ainda, uma ligação looonga na qual ela contou tim tim por tim tim sobre o seu dia, sobre o que rolava no especial. ADOREI. Espero que seja o início de uma longa trajetória de bate papo telefônico

domingo, 16 de setembro de 2012

Persuasão

A mais velha convencendo o mais novo a votar com ela:
- Eu não quero. Você também não quer. Não é, João?
- É.

Meninos, Meninas e o arco íris.

Menino gosta de brincar de carro, tem cabelo curto, usa cueca. Menina gosta de boneca, de rosa e usa saia.  É fácil distinguir.

Será? Quando vemos figuras andrógenas na rua, eu pergunto ".É menino ou e menina?". Às vezes eles acertam, às vezes não.

"Careca, camisa e calça jeans. Menino!". Não era. Bebel descobriu que o sapato era de menina. Eu chamei atenção para o sutiã. Se tem cabelo comprido e barba, fica fácil, mas se não tem... Eles perceberam que tem menino que parece com menina e vice versa. Vão aprender que há mais entre o céu e a terra do que supõem uma visão preta e branca do que é ser menino x menina, homem x mulher, masculino x  feminino, macho x fêmea.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Filhos em cenas 2

1.

João, mostrando que  os dedinhos desenrugaram um tempo depois do banho demorado:
- Desestalou, mamãe.

2

Hoje teve reunião pedagógica na escola. Deixei as crianças na sala e falei que ia em uma reunião com a professoras e as mães dos colegas da Bebel. Brinquei que tinha certeza que a professora ia falar que minha filha era inteligente, educada e colaboradora. Ela, modesta:
- Eu sei.

3

Que me perdoem os radicais nessa educação modernosa, mas na minha casa somos adeptos de uma coisa mais tradicional. Expliquei que eu falo 3 vezes inteiras com educação, a vez 4 é brava e a vez 5 é com tapa na bunda. Na maioria das vezes funciona no 3. Quando hipnotizados pela TV,  a senha é: "Sabe qual é o número da vez que eu estou falando para desligar a TV?" Aí eles dão com a minha existência: "Será que já deu 3?". Tem dia que vai no 4, mas é mais pra ver se o limite ainda está lá. Teve um dia que o João foi no 5 e meu coração doeu, mas era o meu compromisso com a verdade que estava em jogo. Ele mais assustou, mas acho que estava esperando para ver até onde ia a conversa e nunca mais cruzou a fronteira do 3/4.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Filhos em cenas

1

Comprei uma pulseira muito linda e mostrei para Bebel. Ela viu mas não falou nada. Ontem fui "chique no último" assistir ao hasteamento da bandeira na escola dela. Antes de entrar, ela falou:.
- Mamãe, vamos fazer um combinado?
-Claro.
-Você tira a pulseira e só coloca depois que você sair da escola, tá?

Agora é só esperar para ver se minhas roupas hiponguinhas vão continuar passando pelo crivo.

2

Carro para mim tem que ter rodas redondas, luzes que acendem e apagam e não ferver no engarrafamento. Tirando isso, o assunto não entra na minha realidade. As crianças, por livre e espontânea curiosidade descobriram que os carros vem de fábricas diferentes e tem nomes diferentes. Vêem o logotipo e sabem até diferenciar um Honda de um Hundai, coisa que aprendi com elas. João então, vai atento no detalhe. Outro dia, procurando o carro no estacionamento, ele apontou um carro e falou:
- Olha! A roda é igual à do seu carro!
Tive que parar para conferir porque se eu tivesse que responder qual a roda do meu carro numa prova, teria que chutar a resposta.

Voto de silêncio

Minha voz é instrumento de trabalho. Além disso, eu adoro conversar. De uns tempos para cá, resultado de muitas aulas, para muitos alunos em ambiente com ar condicionado, minha voz começou a falhar. Os sintomas rouquidão, dor na hora de falar, aspereza e garganta coçando. O tratamento médico: voto de silêncio. Como é dificil... O celular toca e não dá para atender. Vem aquela ideia boa para uma prosa e não dá para compartilhar. Até para fazer um sacolão é complicado.

Por outro lado, dá uma outra perspectiva para o feriadão sem crianças. Escrever, assistir a um filme, preparar aulas a até fazer uma pequena viagem. Tudo no mais completo silêncio. Vou finalmente seguir os conselhos de vovó:  em boca fechada não entra mosca, quem fala muito, dá bom dia a macaco, a gente tem dois ouvidos e uma boca para escutar mais do que falar.  Mas que tira um pouco a diversão, tira.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Nada melhor do que não fazer nada


Talvez eu seja  solar demais às vezes. Boa de ficar perto, mas cansativa no todo dia.

Moro num apartamento pequeno e fico com pena de desperdiçar manhãs de céu azul em casa, de segunda a segunda. Tem dia que tem as atividades extra curriculares. A gente sai cedo, emenda almoço na rua e vai direto para a escola. (a minha fobia de cozinha é assunto para outro post) Nos outros dias, invento programas como praça, casa de vó e etc. evitando a todo custo gastar uma manhã à toa em casa.

Ontem, depois de um final de semana de festa, clube, teatro, praça e visita, Bebel virou pra mim e pediu: "hoje vamos ficar em casa, mamãe?". Pois é, Damásio já havia ensinado sobre o ócio criativo mas Bebel precisou me lembrar da lição.