Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Amor de mãe

Um coleguinha do João chegou na sala, recebeu um abraço da professora que, carinhosa, falou:
- Boa tarde, fulaninho. Eu te amo.
Ele retribuiu o abraço e foi guardar a mochila.. Depois voltou:
- Eu te amo também, mas amo mais a minha mãe.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Solidariedade fraterna para ficar em casa em dia de aula

Bebel ficou doentinha ontem á noite. A médica indicou o remédio e falou que se piorar era para levar para o hospital. Ela dormiu a noite toda mas continuou inapetente. Cedinho João perguntou:
-Onde é que nós vamos hoje?
Ficar em casa já não é a escolha natural.
Expliquei que não vamos a lugar nenhum pois Bebel está doente. Ele é que vai mais tarde para a aula. 
A cara de desgosto do João  me deu deja vu.  Lembrei da minha irmã e de quando uma ia para a escola e outra não. Quem ia sozinha sentia injustiça, inveja e solidariedade ao mesmo tempo.  Pois é, hoje vamos ficar todos em casa. 

domingo, 14 de outubro de 2012

Que vergonha...

 Para João, Bebel é uma criança muito grande e eu tenho uma era geológica de idade. Eu até entendi ele hoje, mas acabamos com o domingo da minha vizinha, uma senhora bonitona. Ela estava arrumadíssima, nenhum fio de cabelo ou adereço fora do lugar, bem vestida, cheirosa e maquiada. Muito educado, João despediu-se dela quando saímos do elevador:
- Tchau, velhinha.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Apesar da mae


Para mim, perfeição é a meta do goleiro. Eu convivo bem com certo nível de caos e imprevisibilidade na vida. Para contrabalançar, sou mãe da Bebel que veio de fábrica com tendência a ser metódica, meticulosa, madura. A pedagoga da escola até alertou para eu não reforçar a tendência ao perfeccionismo da minha filha. (como se eu tivesse capacidade de fazer isso). Fato é que eu chego do trabalho e o dever está pronto. Se corre o risco de eu esquecer uma das milhares de tarefas que a escola atribui aos pais, ela lembra. Uma mini adultinha, sem que eu tenha feito qualquer esforço para isso, até pelo contrário.

 Ontem, na correria da saida para a escola, 2 mochilas, 2 crianças, brinquedo e etc esqueci a pasta com o dever de casa da Bebel. A professora até tentou relevar: “Preocupa não, traz amanhã. Eu sei que você fez um lindo dever”, mas não teve jeito. O sofrimento que pessoas como Bebel sentem em situações como essa, eu nunca vou saber, mas pude inferir pela cara dela. Voltei em casa, peguei a pasta e levei na escola. Pois é. Filhos podem ser quem são, apesar dos pais. 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Peixe n´água

Bebel entrou na escola de esportes e aprendeu a mergulhar. João aprendeu por osmose e finalmente consegui ler o jornal na beirada da piscina. Mas com um olho no peixe, outro no gato, pronta para entrar de roupa e tudo na água se for o caso. Domingo de sol, João demorou um pouco mais debaixo dágua e eu fiquei a postos. Quando levantou a cabeça e deu comigo com a cara meio apreensiva falou:
- Não foi caldo, mamãe.