Total de visualizações de página

sábado, 30 de abril de 2016

O predador

João foi um menino de apartamento até o final do ano passado. Natureza. só no clube, devidamente controlada. Quando mudamos para a roça, ele se descobriu.

A primeira etapa da transformação foi ele virar naturista. Virou um custo convencê-lo a vestir roupa quando estava no quintal. Só quando chegavam visitas, e mesmo assim, dependendo da visita.

Aí nós fomos acampar. Vê-lo andando no mato, subindo pedra, nadando em cachoeira foi ver um bichinho no seu habitat. E ele não cansou de surpreender. Perguntou quando ia ser a próxima viagem e se a gente podia pescar. Pescar??!!  De onde ele tira essas ideias? Pescar pra que, João? Ele não tinha dúvidas:

- Para não precisar comprar peixe, uai.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Memórias afetivas

Esse texto delicado sobre Memórias afetivas me lembrou Rubem Alves ensinando que o que o coração ama fica eterno.

A gente vive cotidianamente de um lado para o outro, pagando contas, trabalhando, mantendo as crianças limpas e alimentadas, num trabalho de formiguinha. No meio disso, alguns momentos ficam eternizados. É aquela hora em que a gente olha pro filho sendo ele e pensa: "que bichinho bunitinho".

E torce para que eles tambem tenham  tirado retratos afetivos dos momentos que viveram. Das conversas, dos cheiros, das experiências (que espero que tenham sido mais boas que ruins). Porque é isso o que nos constitui e o que de importante que a gente leva na bagagem. Mais nada.


sábado, 23 de abril de 2016

A senha

Quando cheguei em casa, encontrei com uma cena digna de sonhos. As crianças na escada me esperando, morrendo de saudades. Uma coisa linda! Só desconfiei que o amor estava demais quando um  dos dois falou, como se fosse inocentemente :
- Sabe de uma coisa? a gente não está conseguindo entrar no netflix....

quinta-feira, 21 de abril de 2016

As borboletas

Vinicius de Morais , 1970

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas.

Borboletas brancas
São alegres e francas.



Borboletas azuis

Gostam muito de luz.


As amarelinhas

São tão bonitinhas!



E as pretas, então...

Oh, que escuridão!





Você provavelmente leu esse poema na escola e ficou feliz em co-existir com borboletas tão multicoloridas. Eu também. Até o dia que comecei a plantar couves. 

As borboletas brancas, tão alegres e francas, botam ovos que viram lagartas gigantes que comem um pé de couve em um dia. Uma vez que disputamos recursos, elas estão do outro lado da fronteira na disputa nós x os outros.

Xô, borboletas brancas!


Substantivo feminino


A avó perguntou:
- Quem sabe o que é um troglodita?
-???
- É um homem das cavernas. E quem sabe o que é poliglota?
Bebel:
- A mulher do troglodita.

sábado, 16 de abril de 2016

Disco arranhado

Uma das vantagens de ser mãe é poder ser exagerada nas demonstrações de afeto, pois isso é mais ou menos esperado da gente. Às vezes eu pego um, beijo e abraço e fico na babação de ovo. Eles, enquanto tentam fugir, já tem as respostas:
- Fala uma coisa que eu não sei! Varia o assunto. Vira o disco!
João, bem informado das tecnologias do século passado:
- Não adianta virar o disco porque do outro lado está a mesma coisa. Tem é que trocar o disco.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Droga de Mãe

Vi um post  no Diário de uma mãe de dois e finalmente pude sair do armário: eu como chocolate escondido das crianças. Eu poderia até falar que meus propósitos são altruístas, mas não tenho essa cara de pau. Eles sabem que eu daria para eles o último copo de água, o último prato de comida, a última roupa quentinha, o último centavo do bolso, mas o último chocolate NÃO! De posse dessa informação, eles usam táticas terroristas. Apesar do meu esforço para esconder as provas do crime, às vezes um papelzinho escapa. E eles se vingam:
- Vai engordar, hein, mamãe?