Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de julho de 2012

Tchau férias...

No último dia de férias, eu estava no pique para aproveitar cada segundo com Bebel e João. Ainda mais que refazendo da abstinência de 15 dias sem eles (com direito á recaída e 200 km de estrada só para dar um beijo).

Acordamos cedo, jogamos videogame e fomos para o clube. Na volta, uma amiga da Bebel queria visita-la, só que ela tem um irmão gêmeo que queria ir também. ÀS 15:35 estava com os 4 no pátio do prédio. Filhos e crianças em geral são as coisas mais interessantes do mundo para mim.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Bebezinhos da mamãe

Eu adoro bebês. Agora que meus filhos já estão "grandinhos" com 5 e 3 anos eu não posso ver bebês  que vem aquela nostalgia. Vejo João falando tudo, Bebel, tão menininha grande que não resisto abraço, beijo e falo pros dois: "Cresce não, vira bebê para sempre". E Bebel, espertamente:
- Eu não. Como é que eu vou ter meus 100 filhos se eu for bebê?

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Briga de irmão

Eduquei para que eles não brigassem, o que de fato aconteceu enquanto João era bebê. Agora que dá pressão, volta e meia tem saído tapa, empurrão, cascudo.  João chorando, beicinho de birra: "Bebel bateeeeeeu" e ela fingindo de boba ou falando que foi ele quem começou.

Ficar de um lado não é boa política. Briga de irmão tem que resolver entre os iguais, e não com um adulto tomando partido e acirrando a rivalidade. Sei que tem a ver com ele ser menino. Falo: "Se vira, João. Avisa para Bebel não te ensinar a bater, senão você aprende".   "Ele aprende o certo e o errado, Bebel". Briga-se para ver quem aperta o botão do elevador, entra ou sai primeiro do carro, do banho, quem dá a volta correndo primeiro, quem estica as pernas na banheira. E toma tapa na cabeça e choro.Empurrão de vir corrrendo para tomar impulso. Engraçado é que na mesma hora que a quebradeira está pegando, muitas vezes eles começam a rir e continuam a brincadeira como se nada tivesse acontecido. Prescindem do meu arbítrio quase sempre.

Deixo porque sei que não é da natureza da Bebel usar da sua superioridade física e intelectual para maltratar  o irmão. Deixo porque é o melhor jeito de aprender que na vida, compete-se e coopera-se pelos recursos disponíveis. E que com um irmão que coopera é muito mais gostoso.  

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bicho mãe


Tem o livro dos bichos, muito utilizado na hora de dormir. Muitas fotos, dá para inventar milhares de histórias para cada uma. Uma das preferidas é a mamãe que dá banho no filhinho lambendo ele todo. Só isso mesmo para explicar João ontem, mão imunda apontada para mim: "Lambe aqui, mamãe"