Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Sobre brincar de construir robôs

As crianças falaram que queriam fazer robôs. Eu, quando criança, queria tambem e o material disponível eram latas, rolos de papel higiênico e bombril.

Pesquisei Kits de Robótica e  comprei um Kit para iniciantes, com partes elétricas e mecânicas.


Quando as caixas chegaram, estudei o manual e lembrei de coisas que meus professores de física tentaram de ensinar, só que de um jeito que não despertou meu interesse. No manual de Robótica é tudo simples, prático e acontece na nossa frente.

Comecei a brincadeira com Bebel e João pela parte elétrica. Como fazer o “Cérebro” do robô funcionar, os leds, interruptores, motores, alarme, o eletroímã, sensores de movimento e luz. Onde liga cada coisa, como eles funcionam. Eu planejei que a brincadeira manteria o interesse da turma por aproximadamente 1 hora, mas o assunto rendeu mais de 2 horas. O objetivo era fazer tudo funcionar de primeira, o que é difícil para caramba para nós, inicantes.

No dia seguinte, as crianças escolheram qual robô, dos que estavam na ilustração da capa da caixa, eles queriam montar. Eles escolheram um Guindaste movido a motor e polia.  Deixei o Manual de Instruções disponível no computador e separamos as peças que seriam necessárias. É nata a disposição que eles tem para aprender sobre eixos quadrados, plataformas, mancais, vigas, engrenagens e polias. Combinamos que eles se alternariam nos 155 etapas de construção do Guindaste.  A tarefa durou o sábado inteiro, com intervalos que as próprias crianças determinavam. Entrei só na parte de fazer as instalações dos componentes elétricos. Ver o nosso robô erguer e baixar coisas foi emocionante. Houve esforço, mas não houve sofrimento. Como devem ser as coisas boas da vida.


O robô pronto despertou o interesse das outras crianças que frequantam a casa. No Dia das Crianças, agregamos Davi (10) anos para a construção do robô 2, um Patinete Dirigível Motorizado. O protocolo foi o mesmo, primeiro brincamos com a parte elétrica, depois passamos para o passo a passo da construção mecânica. Criança motivada a fazer alguma coisa interessante é uma coisa bonita de ver.


Após montarmos os 6 robôs desse Kit, vamos nos aventurar para os Kits como programação via software. Em pouco tempo, esses nativos digitais vão ter mais a me ensinar em Robótica do que eu a eles.