Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de março de 2011

Lutas que valem a pena

João odeia escovar dentes. Três vezes por dia  ele grita, se contorce, chora, protesta contra o fato de ter uma escova na sua boca. Até entendo. mas vendo a irmã fazer sua higiene pessoal como uma lady, ele devia se mancar.

Tem uma coisa da dominância física, moral  e psicológica do líder.  (Estou lendo sobre inteligência emocional do Goleman).

Mãe, por exemplo. Falou que tem que escovar dentes e pronto.  Se eu for razoavelmente boa e justa, ele entende que mesmo que ele não queira, tem que fazer ou ou não pode fazer para o próprio bem.

Hoje  percebi ele aprendendo sobre a dinâmica dos limites na casa. Estava com João encaixado debaixo do braço, escovando seus dentes enquanto ele berrava, como sempre. Ele chamou Bebel (gracinha!), mas ela continuava deitada folheando um livro com um sorriso que eu entendi como:
-"João boboca"
Acabei o serviço, soltei ele, que parou de chorar instantaneamente e foi consolar-se do lado da irmã. Ainda vai rolar muito grito, mais por hábito e vontade de mandar. Porém, a premissa está aprendida. Pra escovar dentes, ele tá dominado.