Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Eu amo educação

Segundo o IBGE, 30% de jovens estão cursando o ensino superior atualmente. Houve um aumento de mais de 10% nas pessoas em faculdades nos últimos 10 anos Eu estou na sala de aula com essa turma e sua demanda por conhecimento e diploma.


Tenho excelentes alunos, que aprendem o que eu tenho para ensinar e ensinam coisas que eu não conhecia como Logística Reversa, WMS, Lean, ISO, etc. Outros tem demandas mais elementares em relação ao conhecimento formal.

Sou professora de uma disciplina em que oriento grupos a escrever um artigo ao final do semestre. Veja bem, só dou aulas para calouros. Alguns chegam de um ensino médio que não ensinou a escrever e fazer contas. Eu fico na vaidade de ensinar regras de citação da ABNT pros coitados

Tive um aluno que início do semestre estava nas trevas do analfabetismo funcional. Eu via a cara de desespero dele quando eu falava sobre pergunta de pesquisa, objetivos gerais e específicos, marco teórico, referências bibliográficas. Imagino nas outras disciplinas.

Toda semana eu sentava com os grupos para acompanhar o andamento do artigo e pude observar in loco o esforço desse aluno para decifrar aquelas idéias tão complicadas que tentávamos enfiar na cabeça dele. Ele alfabetizou-se em 5 meses. Chegou em estágio de desenvolvimento cognitivo operacional concreto e começou a pensar em termos de operações formais em um semestre. Eu testemunhei o processo e recebi um resultado além das minhas expectativas.

Final de semestre, banca, provas. O esforço (e a ausência dele) estão surtindo efeito.Ele passou na banca e me deu uma cópia do seu trabalho com autógrafo e dedicatória.

Bom voce esforça para que os grupo faça um bom trabalho

Esse esforço valeu a pena porque frutificou. Em mais alguns semestres, esse menino e outros(as) como ele estarão surpreendendo a si  e vão renovar a esperança de uma professora.