Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Comida com criança

O blog Desabafo de mãe  pergunta: Criança incomoda?  Algumas vezes sim, e muito, mas depende. Almoço quase todo dia fora, em restaurante perto da escola, frequentado por trabalhadores e famílias. Tento ensinar o básicos: só a gente precisa escutar a nossa conversa, temos que ser educados com os atendentes, todo mundo fica sentado até todo mundo acabar. Funciona quase sempre. Antes da aventura nós fazemos os combinados: "o que pode e o que não pode". As crianças tem sido bastante criativas: "não pode bater a cabeça na parede, não pode rolar o chão, não pode jogar comida na cara do irmão", "pode repetir o macarrão, pode escolher se come de garfo ou colher, pode fazer bolhas no suco com o canudinho sem fazer barulho".

Mas nem tudo são flores. Por mais educados, a mesa, chão e cadeiras ficam sujos. Eu fico meio irritada de ter que dar comida na boca de pseudo-inapetente-que-vira-bebezinho. Tudo demora mais do que eu gostaria e juro, às vezes sinto falta de comer só com adultos. Pois é. Falei.

Por outro lado, é um trabalho que rende. É uma hora que a conversa é íntima, que fortalecemos vínculos, que aprendemos uns com os outros, que nos conhecemos mais. Eu os educo para a civilidade, eles me ensinam sobre dinossauros, ostras e outras coisas que acontecem na escola de educação infantil. Sorte de quem pode almoçar com filho.