Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Vai fazer o que eu estou mandando logo.

Mãe vive mandando fazer as coisas. Acordar, tomar café, trocar de roupa, escovar dentes. Isso antes das 7 da manhã. Continua nesse ritmo até a hora de dormir. Uma das chaturas da maternidade.  Aquela vozinha irritante, estridente obrigando a sair do conforto para fazer aquela coisa que não se quer fazer. Mãe ou criança reclamar dessa atribuição materna , falar que  não vai fazer de jeito nenhum só piora e a peleja pode durar o dia, a semana, a infância inteira.

Não tem remédio. O x da questão é tipo de vínculo que se estabeleceu entre mãe e filho. Se deu tudo certo e o vínculo é de amor e respeito, mesmo assim a mãe vai ter a hora de ser mandona, chata, estraga-prazer. Os filhos vão ter a hora de serem birrentos, morrinhentos, pirracentos. Faz parte.Tem formas e formas de persuadir, das saudáveis às completamente neuróticas, psicóticas, ou pior ainda, psicopáticas. Para mim a medida é: no final do dia eu me sinto feliz ou esgotada por ser mãe? Geralmente, o sentimento é de dever cumprido, que esse é o cotidiano e que é uma delícia e um privilégio conviver com crianças.