Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Festa Junina

As festas em junho são antigas. Comemoravam o solstício que indica que mudaram as estações e/ou o valha-me, Deus! 

As Festa juninas tradicionais da minha cultura tem fogueira, bandeirinhas,canjica, caldos, pipoca, quentão. Tudo simples e muito. As brincadeiras são coisas de adulto e de criança e a quadrilha, o evento da noite.

As escolas conseguiram  deixar tudo muito chato. A quadrilha foi transformada em um show para pais. Um espetáculo é gerador de estresse e desprazer antes e durante o evento, com seus ensaios chatos e auditórios cheios. Geralmente, só mais tarde na vida, livre dessa camisa-de-força escolar é que é possível divertir dançando quadrilha.



Educanto promoveu um sábado de Brincadeiras Juninas. As crianças pesquisaram s no google e eu fiz uma pesquisa entre os amigos: "O que tem que ter em uma festa junina?". Houve unanimidade em torno da corrida de ovo, corrida de saco e correio elegante. Bingo, pescaria e quadrilha ranckearam.



As crianças brincaram de corrida de saco e de ovo. Quem nunca?






As meninas enfeitaram a entrada com as bandeirinhas. Uma musa deve ter passado por lá porque quando eu vi elas estavam brincando e cantanto Trevo de AnavitóriaTrem Bala de Ana Vilela




As crianças, deixadas em seu estado natural (e proibidas de ter acesso ao celular) inventaram as próprias brincadeiras.




Nem tudo foram flores. Escondidinhos, um grupo de criança pegou em celular e mudaram de dimensão. Tive de proibir, e, obviamente, fui olhada como a rainha das vilãs e escutei reclamações. E daí? Dali a pouco, passou por mim uma criança, a que mais reclamou, correndo para jogar cabra-cega. Pisquei pra ela: "celular é bom, mas brincar no quintal é bom também, né?". Ela concordou. A gente sabe. ;-)

O resumo é que crianças e adultos divertiram, a quadrilha saiu, o encontro durou  até tarde e deu coragem para fazer uma festa inesquecível no Dia de São João.