Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Educação de homens e mulheres no Séc XXI


Bebel e eu assistimos a essa propaganda pela primeira vez juntas. Eu achei a maior graça, ela me olhou espantada: "porque esse menino tem voz de menina?" e ainda completou: ;"é menino mesmo, não é?"

Well Bebel. É menina como nós duas.Esse jeitão é o que se espera de nós na rua e até em casa, mas não o tempo todo, muito pelo contrário. Antigamente, tipo no século passado, os papéis de homens e mulheres eram bem definidos. Homens podiam tudo e deveriam ser provedores machos. Mulheres podiam pouco e deveriam ser boas cuidadoras femininas. Quem era cinza ou colorido nesse preto-no-branco era pária social.

Duas ou três gerações atrás, as transformações nos papéis de homens e mulheres passaram a ser numa velocidade vertiginosa. Na sociedade ocidental, o lugar da mulher virou de ponta cabeça, para o alto e avante! Passamos a estudar mais, trabalhar mais, ter mais poder, mais dinheiro, menos filhos ficamos mais exigentes. Se ficamos mais felizes? Temos mais responsabilidades e também mais opções.

Sim, a propaganda é feminista no sentido de sinônimo de machista. Engraçada. Eu me vi na Marisa Orth. Quem não achou graça é um/a chato/a de galochas que não consegue rir nem de piada boa.