Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mamãe vai trabalhar

Eu adoro o meu trabalho. Ser professora é uma profissão que me escolheu e quando dei por mim, não saberia mais viver sem a energia de estar numa sala de aula.

Bebel não se convencia que eu dava aulas para adultos. Quando eu saía, seja dar aulas 5 horas distante de casa, seja para dar aulas á noite em vez de coloca-la para dormir, percebia que ela não entendia muito bem o que estava acontecendo, tipo: "lá vai mamãe de novo não me amar".

Uma tarde, a faculdade de BH marcou uma reunião fora do meu expediente e eu resolvi leva-la. A expectativa foi criada e alimentada: "vamos no trabalho da mamãe!". Lá, ela ficou impressionada com o tamanho do prédio e encantada com a biblioteca ( na minha escola tem uma também, mamãe!). Participou da reunião como uma mocinha comportada e atenta, um olho no desenho que fazia, um ouvido na conversa. A coordenadora geral da faculdade chegou de surpresa e elogiou a maturidade da minha filha (será que pensou mal do meu profissionalismo?).

A reunião acabou uns minutos antes do início das aulas e passamos na sala onde leciono. Algumas pessoas já haviam chegado e nos cumprimentaram: "são meus alunos adultos, filha".

Na escola dela, antes do início da aula, a professora passa a rotina do dia no quadro branco. A minha filha, a srta. metódica, adora esse momento. Quando viu o quadro branco da faculdade, ocupando uma parede inteira, ela exultou: "é aí que você faz a rotina, mamãe?". Cresci aos olhos delas, que deve ter relacionado minha competência profissional ao tamanho do espaço que tenho para escrever no quadro.

A experiência valeu! No dia seguinte, ganhei  dela um desenho de mim com longos cabelos e sapato de salto dando aula para adultos.