Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Casa Arrumada- Mês 1


A ex-ajudante saiu no início de dezembro e desde então resolvi aprender a deixar a casa arrumada sem empregada ou diarista. Vá lá, acabei contratando uma diarista em duas ocasiões, mas ela era do tipo "não lavo, não passo, não cozinho". Pelo menos, fez o  trabalho mais pesado.

Quando é a gente mesmo que arruma, fica mais exigente com filho: "Jogaram pipoca na sala toda? Arruma!", "Espalhou brinquedo e roupa? Guarda!". Eles tem se mostrado sensíveis à causa e parecem até se orgulhar disso. Vão aprendendo sobre a gestão da casa: lixo, pia, armário, máquina de lavar, onde moram os sapatos.  Tem piti volta e meia e  xixi ino chão por parte de certo menino, mas via de regra a coisa tem se resolvido bem. Tentei educar-nos a arrumar a própria bagunça.

A verdade é que fazer o trabalho doméstico sozinha ou em equipe é chato, toma tempo precioso, piora a qualidade de vida. Nada melhor do que sair e na volta, encontrar tudo limpinho, comida pronta por mãos amorosas de pessoa discreta e silenciosa.. A pior parte é a sensação de que estou me privando da convivência com meus filhos para manter a pia e a roupa limpas. Felizmente, a experiência de prescindir de ajuda profissional termina essa semana com a chegada de Conceição em nossas vidas. O resumo é que  nós três aprendemos muito nos últimos meses.

O trabalho doméstico é difícil por mim e 2 crianças mas exerci de maneira quase disciplinada a meta: de hoje a bagunça não passa. A gente vai prestando atenção nos insumos e  resíduos do estilo de vida.  Ir arrumando aos poucos durante o dia, dá uma sensação boa de responsabilidade e  pode até virar um hábito. É bom acordar  numa casa arrumada. Mas que cansa, cansa. Domingo, nove e meia da noite, eu estava fazendo faxina. Mas mente e o corpo podem se separar durante o serviço braçal. Música e telefone ajudam.

Se a mãe trabalha fora, tem que ter uma babá (profissional ou voluntária). Se quiser a liberdade de ir e vir, tem que ter outra pessoa responsável disponível 24 horas por dia. O problema da babá profissional para o 1° semestre de 2012 foi resolvido. Agora começa a próxima aventura: treinar uma pessoa para cuidar dos meus filhos na minha ausência.