Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Colônia de Férias



Organizar a Colônia de Férias, a primeira do Educanto,  foi unir o útil ao agradável. Sou professora e tiro férias escolares, mas conheço de perto o perrengue de quem sai para trabalhar e deixa crianças ociosas o dia inteiro em casa.

Anunciei a Colônia de Férias entre os amigos, nas redes sociais, na escola dos meus filhos e os pioneiros vieram. Algumas crianças eu já conhecia, outras não. Expediente de 8:00 às 18:00 durante a segunda quinzena de julho, com todas as refeições incluídas.  Nada que eu já não fizesse de graça, sem hora para terminar.

Circularam por aqui uma média 12 crianças de 2 a 11 anos. A programação balizou sem engessar. Teve quem levasse o prato para a cozinha pela primeira vez , quem largou o bico no carro, quem descobriu que suco de maracujá vem da fruta, quem se virou no banheiro  e trocou de roupa sozinhx. Teve quem plantou, fez buraco, comida de mentira, guerra de balão, desenhou no muro. Teve tombo e criança emburrada, para não dizer que só falei de flores.  Faz parte.

Alimentar 10 crianças exige sabedoria  e foi uma das muitas atribuições da Silea, a corajosa que me acompanha nestas empreitadas. Tem menino que gosta disso e não gosta daquilo. Que só quer comer fora de hora, que só quer almoçar arroz. Eu não obrigo criança a comer, mas regulo o acesso aos alimentos. Não almoçou nada e quer biscoitinho 13:30? O próximo lanche é às 15:00. Salade de frutas e torta de frango não deram ibope. Pipoca e bolo com nome de cupcake bombaram. Observei que, em ambientes tranquilos,   o mais resistente dos inapetentes (de hora de almoço) vai se liberando de ser pirracento e come o que o satisfaz. Sem pressão.

Fizemos a programação, cardápio, preparei brincadeiras e deixei rolar. Fato que criança gosta é de brincar com criança. Não precisa de quase nada, só espaço e criatividade. Melhor se tiver areia, piscina, revistinha, brinquedos, lama, pokemon. Às vezes todo mundo junto, às vezes separado.

Aprendemos muito e, mais importante, as crianças gostaram. Em janeiro tem mais.