Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Vitamina S: por um mundo com menos mimimi

Limpeza e segurança em excesso são um perigo para a saúde e tiram vida da vida, que nem frescura. Em tempos de paz e saneamento básico, faz sentido ficar cheio de mimimi? Dá-lhe terra, dá-lhe chão. As crianças saudáveis aguentam.



As Vitaminas S, aqueles anticorpos físicos e psicológicos que se ganha com experiências de autonomia, fazem bem. Caiu? Ralou? Tá doendo? Nós assustamos com tombo, mas a maioria deles é pra ensinar.  Se tá sangrando, beijinho e baba de mãe, cheia de anticorpos. Band-aid ajuda também. Se não tem sangue,  consegue mexer o lugar machucado? Se sim, tchau. Se o sofrimento está demais, gelo e sossego. Entrar no drama atrapalha, mas quem nunca?

Nas férias de julho, mexemos com água (e lama) quase todo dia. Teve concurso de mais sujo (disputadíssimo), de mais limpinho (com uma campeã invicta), de boca-roxa, de volta em volta da casa correndo (e tropicando). Quem ficava com frio, pegava a toalha e trocava de roupa. Mas não podia voltar. Daí que quem sabe o quanto a gente aguenta é a gente mesmo. E férias de criança sem um machucadinho deve ter sido bem chata.