Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Tchau, Férias!

Quando eu era criança, no século passado, as férias eram no quintal de casa, com a meninada da vizinhança, de manhã até de noite. E não tinha nada melhor! Meus pais trabalhavam o dia inteiro e a vida era essa.

Li o texto Que férias são essas?  sobre a canseira que dá o suposto cronograma de diversões obrigatório das férias de hoje em dia. A verdade é que o legal das férias é a liberdade. O ideal (para adultos e crianças) é ter um tempo para só fazer o que gosta. E criança gosta de brincar, de preferência com outras crianças, de preferência ao ar livre.

Adulta, morando com crianças pequenas em um apartamento minúsculo, as férias viraram um desafio. Tiro férias junto com as escolas e me desdobrava para que meus filhos não virassem zumbis na frente da TV ou celular. A gente saía todo dia para clube, praça, visita, museu, parque, etc...Passear é uma delícia, mas como única alternativa, cansa. E dá-lhe apartamento! Daí que eu entendo as famílias que se engajam em (às vezes intensas) programações infantis.



Quando mudamos para casa com quintal, mudou também a nossa relação com o tempo livre. Ficar em casa, no quintal, na horta, ao ar livre, pé no chão, passou a ser o melhor programa do mundo. Isso tudo chama as crianças, muitas crianças.  E elas vieram.



Não fui no shopping, no cinema, na oficina de brinquedos reciclados. Não combinei "a melhor hora para brincar" com ninguem. Igual antigamente. Viva as férias!