Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2011

Trabalhador da Limpeza

Camila Pitanga fez um laboratório para ser faxineira numa novela. Vestiu-se de marrom e foi trabalhar na limpeza no próprio Projac. O uniforme sobrepujou sua beleza e, conforme ela disse, ficou impressionada com a condição de invisibilidade das pessoas que limpam o chão, o banheiro e nossas lixeiras.

A partir daí, comecei a chamar a atenção da Bebel e do João para essa categoria profissional. Quando o caminhão de lixo engarrafa o trânsito da nosso bairro de ruas estreitas, em vez de buzinar e xingar, como os outros motoristas, ensinei que eram os trabalhadores da limpeza deixando a nossa rua bem limpinha.

Os dois entenderam a mensagem e conseguem ver os lixeiros e varredores de rua à distância, em seus uniformes laranja. Bebel, mais atenta a essas questões de gênero aponta: olha, um trabalhador da limpeza menino!, uma trabalhadora da limpeza menina! Chato, mas engraçado, foi o dia que chamou a atençaõ para a mãe de um coleguinha, que abafava num modelito laranja: "alá, mamãe, uma trabalhadora da limpeza na escola". Felizmente, a mulher fingiu que não ouviu.