Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O Deus

João, aos 4 anos, está cheio de questões teológicas:
- Mamãe, o que é o Deus?
Aiaiai.  Acredito em uma Sabedoria Superior. Rezo para Nossa Senhora (a Grande Mãe) nos apertos, agradeço na mesma medida, mas sem ser dentro de um sistema de crenças institucionalizado. Como explicar isso para uma criança?
- É um anjo que voa, não é, mamãe?
-....
- E tem a mãe de Deus, e o pai também, não é? Aquele que fica assim com os braços abertos...
-.....
- E ele criou todas as coisas, não é?
- ....
- Mas ele já morreu.
- ....
Enquanto se dava esse diálogo, eu ia tentando lembrar como a escola, a mesma em  que eu estudei e que ele estuda, ensinou isso: Sabedoria Superior, nada antropoformizado, nem com viés católico. Fui puxando assunto:
- Como será que ele criou tudo?
João olhou pra mim, olho arregalado, esperando a resposta:
- Bom, teve o Big Bang, uma baita explosão, aí um tempão depois surgiu o sol, a Terra e depois teve um DNA auto replicante que foi o tritritrisavô de todas as coisas vivas.
- Até dos dinossauros?
- Até dos dinossauros.

Sei que minha resposta foi epistemologicamente incorreta. Na minha limitação sobre o tema, ensinei rudimentos sobre a Teoria da Evolução de Darwin,  mas sei que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Aceito sugestões.

Carl Sagan explica a evolução